Midiacode

É urgente e inadiável a preservação das condições de vida na Terra. Precisamos preservar nossos recursos ambientais e recuperar a degradação causada no meio ambiente.

Preservar e recuperar o meio ambiente. Essas foram duas das temáticas discutidas no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, promovido pela Anamma, Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, nos últimos dias 10 a 12 de julho em Campinas.

E como não poderia ser diferente, o Fórum foi sustentável e conectado através da tecnologia do Midiacode. Por ela, a impressão de papel foi reduzida em 80%. Os participantes dos eventos tiveram as palestras armazenadas no smartphone, puderam pegar catálogos de produtos digitais e acompanharam toda a programação do evento também pelo celular, resultando em quase nove mil interações.

Mais de 3 mil pessoas estiveram presentes no evento e puderam acompanhar palestras e debates com temas ligados a gestão ambiental, tais como: papel do gestor ambiental;  monitoramento ambiental através de drones e sensores; sustentabilidade, reciclagem e inovação tecnológica;  educação ambiental; e recuperação do meio ambiente.

O evento foi gratuito e contou com a participação do prefeito de campinas, secretário do meio ambiente, outros integrantes do poder público, empresários e de muitos estudantes da área que tiveram a chance de saber e discutir sobre um dos resíduos sólidos mais encontrados em ruas, calçadas e bueiros das cidades do Brasil. Você sabe qual é? Bituca de cigarro, resíduo esse que pode levar até 15 anos para se decompor e é  altamente tóxico, cujo destino deve ser adequado.

Como o FBGA teve mais de 20 eventos associados simultâneos promovidos por entidades parceiras, os participantes não puderam assistir a todas as palestras. Mas com o Midiacode, patrocinador do evento, 100% das pessoas tiveram acesso a todo o conteúdo dado nos sete auditórios. Os 106 conteúdos publicados na plataforma resultaram em 8.753 interações, ou seja, todo o material dos palestrantes e do evento foram baixados, lidos, compartilhados e acessados.

Além de proporcionar acesso a todas as palestras, mapa, catálogo e programação do evento, o Midiacode fez com que a Anamma também economizasse entregando todo o conteúdo de maneira digital e que pudesse ficar armazenado no celular das pessoas sem ocupar memória.

O objetivo do Fórum foi estimular e articular as diversas iniciativas que visam ao fortalecimento da gestão ambiental e à promoção da sustentabilidade e foi alcançado.

A parceria entre Anamma e Midiacode celebra um evento “minimal paper”, sendo a edição de 2017 do FBGA, a mais sustentável de todos os tempos, o que agradou aos participantes e expositores.