Midiacode

Desenvolver in house ou contratar uma solução pronta? Veja 7 razões!


Em muitas empresas, principalmente as médias e grandes, que estão buscando soluções de software em determinadas áreas é comum encontrarmos o seguinte dilema: Desenvolvemos a solução “em casa” ou contratamos uma já pronta para inovar no meu negócio?

Empresas de eventos, por exemplo, que possuem uma certa infraestrutura de tecnologia interna acabam entrando fortemente neste dilema. Algumas associações  também. Geralmente possuem um desenvolvedor interno e chamam esse “severino” do software para cuidar de soluções mais complexas e, antes, geralmente ele só cuidava de alimentar o site. Mas fez um cursinho de desenvolvimento mobile, assistiu uns vídeos sobre Java e pronto, já tem formalmente toda a responsabilidade de fazer a estratégia tecnológica da empresa funcionar. Será que isso está certo ou errado?

Você já viu isso acontecer?

Muitas empresas que apresentamos o Midiacode vivem o dilema de desenvolver seu próprio app (e plataforma na nuvem) ou contratar nossa plataforma. Algumas já chegaram à conclusão que é mais barato e rápido usar uma solução já pronta. Estas empresas, após meses de discussão interna e indecisão, acabaram contratando nossa solução e, em algumas semanas já estavam rodando a experiência inovadora que pretendiam para seus negócios. Só que os meses de indecisão geraram perdas de clientes, de receita e de relevância no mercado. O mundo está muito ágil e digitalmente dinâmico. Está difícil acompanhar.

Como evitar estas perdas? O que devo considerar para decidir se vou desenvolver internamente ou se contrato uma plataforma pronta?

Antes de apresentar as 7 razões para você contratar uma plataforma pronta, vamos apresentar as razões para você desenvolver internamente.

Só vale a pena desenvolver internamente se você possui componentes de software já prontos (“de prateleira”) onde o desenvolvimento vai custar muito pouco e você conseguirá entregar em pouco tempo (alguns meses) a plataforma funcionando razoavelmente bem. Ainda terá que ter recursos internos para dar manutenção contínua na solução que desenvolver, tanto corretiva quanto evolutiva.

Se você não tem estes recursos em casa, considere as 7 razões abaixo…

Neste post, trazemos as razões que, historicamente, provam que é melhor contratar uma plataforma pronta do que desenvolver em casa. Vamos pra elas…


Razão 1) Custo

A primeira razão para contratar uma plataforma ao invés de desenvolver internamente é o custo. Muitas vezes ao fazer os cálculos para fazer um sistema “em casa” e comparar com um externo, parece que o desenvolvimento interno será mais barato.  

No entanto em pouco tempo se percebe que o barato sai caro, principalmente porque é necessário ter um time interno completo de desenvolvimento para poder fazer uma solução que “fique de pé” e isso não é barato.  

Já vimos muitas vezes uma empresa contratar um desenvolvedor sem habilidade de design, por exemplo, sem habilidade de desenvolvimento em banco de dados ou sem conhecimento em experiência do usuário, mas que mostrou alguns projetos que “ele” já desenvolveu. Será?!  

Com um desenvolvedor assim parece que é fácil e barato desenvolver uma solução interna, mas, rapidamente, a empresa percebe que a qualidade da solução e a aplicação em si não vão resolver seu problema por muito tempo.  

Já ao contratar uma solução pronta a empresa paga um valor razoavelmente baixo e usa da competência e da experiência de uma equipe completa.

Ao implementar uma solução completa já pronta, sua empresa pode também tirar proveito do aprendizado coletivo de todos os clientes que já usam a solução.  

Dizem que melhor que aprender com seus erros é aprender com os erros dos outros e numa solução pronta várias dificuldades que outras empresas tiveram ao implementar a solução já chegam resolvidas para sua empresa. Isso não garante que novos problemas surjam, mas a economia de dinheiro certamente será muito grande, quando comparado a um desenvolvimento interno.


Razão 2) Tempo

A segundo razão para usar uma plataforma ao invés de desenvolver internamente é o tempo. Hoje as empresas têm que entregar suas soluções (produtos e/ou serviços) o mais rápido possível para atender seus clientes e para monetizar.

Quando uma empresa se lança para desenvolver por conta própria uma solução, leva meses para começar a ter algo na prática pronto para usar.  

Invariavelmente as soluções feitas internamente possuem qualidade visual menor e para conseguir alcançar o nível de experiência do usuário de qualidade será necessário contratar especialistas, nem que seja temporários e isso vai  gastar mais tempo e mais dinheiro.

E o tempo é o único recurso que não conseguimos recuperar.

A necessidade das empresas serem ágeis e conseguirem entregar soluções no curto prazo fatalmente passa por uma contratação de empresas especialistas em desenvolvimento de software.

Por fim é muito mais importante para qualquer empresa concentrar no seu negócio principal do que ficar tentando desenvolver soluções de software que vão usar de forma muito específica, pontual e sem recursos internos para evolução futura, que aliás são as próximas razões que vamos comentar a seguir.


Razão 3) Inovação constante

Hoje em dia não há plataforma tecnológica que não precise de desenvolvimento e inovação constantes.

Observe o seu próprio celular, quantas novidades aparecem nele todos os anos?

Quantos aplicativos novos, quantas novas funcionalidades!  

Toda essa inovação constante que acontece nas tecnologias são praticamente os fatores que as mantêm vivas e úteis para as pessoas.  

Imagine se não tivéssemos desenvolvido os smartphones e tivéssemos ficado somente com o telefone fixo.  

Em uma plataforma desenvolvida internamente deverá acontecer basicamente a mesma coisa.

Para mantê-la relevante será necessário inovar constantemente na experiência e nas funcionalidades.  

A menos que você tenha um departamento inteiro de tecnologia disponível para dar prosseguimento na inovação da solução que você desenvolveu certamente você vai enfrentar muita dificuldade de manter a sua plataforma interna relevante.  

Por outro lado, as empresas especialistas até por conta da competitividade precisam manter suas soluções com o melhor grupo de funcionalidades e inovações de experiência possível, não somente para agradar seus clientes, mas também para se manterem relevantes e competitivas no mercado.

Como são empresas especialistas elas investigam, estudam as funcionalidades e as experiências que mais impactam os negócios dos seus clientes e buscam trazer estas novidades para sua plataforma.  

No caso de uma plataforma Saas, Software como Serviço,  a maior parte da Inovação constante já está contida no preço da mensalidade que sua empresa paga.  

Isso é garantia de uma solução sempre atual, útil e funcional para você.


Razão 4) Manutenção

A quarta razão tem a ver com a manutenção da plataforma. Muitas pessoas acham que por ser uma plataforma de software e não ter componentes físicos, que se desgastam, ela não tem que sofrer manutenção. Isso é um engano.  É muito comum surgirem novas necessidades e novas versões de sistemas as quais a plataforma utiliza.

Um bom exemplo é quando a Apple lança uma nova versão de sistema operacional do iPhone.  Em uma das últimas vezes que uma nova versão surgiu mais de 200 mil aplicações pararam de funcionar.  

As empresas que eram baseadas no sistema operacional da Apple precisaram dar manutenção em seus aplicativos para que eles voltassem a funcionar no novo sistema.

Agora multiplique isso para todos os outros sistemas conectados hoje em dia: os bancos de dados, os servidores, os sistemas de backup, os sistemas de suporte ao cliente final, o sistema de email, etc etc etc.  

Todos estes sofrem atualizações e quando isso acontece, podem gerar demandas de manutenção nas aplicações conectadas a eles.

Em um sistema especialista, quando surgem atualizações de outras plataformas conectadas a ele, em um local somente é feito a manutenção e todos os clientes passam a usar a plataforma sem problemas.

É muito comum também as empresas de grandes plataformas, como o caso do sistema operacional da Apple, informar antecipadamente para os desenvolvedores de plataformas que uma nova versão será lançada.  

Essas empresas ganham acesso privilegiado a versões pré-lançamento, para testar o impacto nos sistemas especialistas.

Assim, elas têm como manter suas soluções funcionando mesmo nos momentos quando há lançamentos de novas versões de plataformas.


Razão 5) Foco (no seu core business)

A quinta razão para se usar um sistema especialista ao invés de desenvolver internamente é que você tem que focar no seu negócio, no seu Core business.  

Já existem muitos problemas e muito trabalho a ser desenvolvido somente dentro da sua oferta, seja de produtos, seja de serviços.  

Quanto mais os seus funcionários estiverem concentrados em atender seus clientes adequadamente, menos problemas você terá.  

Quando você coloca funcionários internos tentando desenvolver uma solução, um software, certamente  sua empresa perde o foco no negócio principal e começa a trabalhar em plataformas e ferramentas auxiliares.

Se já existe solução pronta não hesite, contrate-a e foque no seu negócio.


Razão 6) Falta de recursos humanos, especialistas

Outra razão para contratação de sistemas especialistas é a falta de recursos humanos. Como já comentado anteriormente, não é fácil encontrar bons designers gráficos, bons designers de experiência, dentre outros profissionais de software, disponíveis para projetos de curta duração.  

Um dos mais difíceis de serem encontrados são os programadores, os de qualidade.  

Assim, se você tenta fazer um desenvolvimento interno na sua empresa certamente terá que trabalhar com recursos muito mais limitados pois os profissionais dessa área são super escassos. Principalmente longe dos grandes centros.


Razão 7) Mudanças no mercado de tecnologia

E por último, a sétima razão para você contratar serviços especialistas ao invés de desenvolver plataformas internamente é mudanças do mercado de tecnologia.  

Se você investe fortemente em determinada solução de desenvolvimento de software e ela perde relevância, todo  o desenvolvimento que você fez terá sido inútil.

Quando você contrata uma plataforma especialista e paga a mensalidade para ela,  caso aquela tecnologia perca a relevância para o seu negócio o seu investimento terá sido muito menor, tanto de tempo, quanto de dinheiro e você poderá cancelar a assinatura e contratar um outro serviço que te atenda melhor.

As tecnologias e as plataformas mudam muito rapidamente e fica difícil para as empresas acompanharem tais mudanças.

Bem pessoal, essas foram as sete razões para você contratar um sistema especialista ao invés de desenvolver internamente. Você conhece outros motivos? Não concorda com alguns?

Pode até ser que este assunto seja polêmico, mas a história é implacável com as empresas que tentaram desenvolver alguma solução por conta própria. Ou estão em busca de sistemas especializados ou estão convivendo “na marra” com plataformas que não as atendem bem.

Gostou deste artigo? Colecione-o através do código abaixo, capturando-o com o aplicativo Midiacode.