Midiacode

Tenho certeza que você já viu esses quadradinhos para pagamento, doação em lives, ativação do WhatsApp no computador. Não é mesmo? Nesse artigo vou explorar em mais detalhes o que são essas imagens, o potencial de uso e como você também pode usar.

Esses quadradinhos é um QR Code. Atualmente muito usado para facilitar os pagamentos sem cartão e sem contato. Mas o potencial é muito maior.


QR Code

Na prática o QR Code é muito similar ao código de barras – os usados nos produtos para registro rápido no caixa do supermercado e nos boletos. O código de barras é uma sequencia numérica ou alfanumérica representada visualmente por barras. Isso permite que um dispositivo “tire foto” dessas barras e converta no número correspondente. Essa representação visual é 1D, isto é, possui somente 1 dimensão. 

Código de Barras
Código de barras

O QR Code funciona de forma muito similar. Porém, é um código 2D – de duas dimensões. O QR Code traz algumas vantagens em relação ao código de barras, como:

  • Maior capacidade de armazenamento – permite incluir na imagem mais informações.
  • A leitura por câmeras de celular é muito mais rápida, precisa e com menos erro. E isso é possível porque o QR Code tem um fator de correção muito maior, o que permite a leitura mesmo se a imagem estiver parcial.

Onde é usado?

Dito isso, você já percebeu que é possível colocar um texto num QR Code que qualquer smartphone tem a capacidade de escanear ou ler. Atualmente, a grande maioria da câmeras de celular nativas para Android ou iOS conseguem ler o QR Code.

Até um pouco antes de 2018 você via uso do QR Code somente para entregar links ou URLs. Link para baixar um aplicativo, página do facebook, para o site de uma campanha publicitária, etc. Ainda é muito usada dessa forma e com certeza a principal.

Mas hoje você já vê o uso também para facilitar o pagamento sem cartão de crédito. O PagSeguro, Mercado Pago, PicPay, Cielo, Caixa são alguns exemplos que já fazem o uso do QR Code para pagamento.

Outro uso crescente é para confirmar uma conta ou autenticação em serviços digitais. Para você usar o WhatsApp no computador você precisa escanear o QR Code com seu smartphone. Essa etapa aumenta a segurança. Várias outras empresas já estam fazendo a mesma coisa como um fator adicional de autenticação em logins. A senha textual caminha para um decrescente uso.

Muitas formas de usar

Você já percebeu que o QR Code é bem versátil, né?

Veja só outros usos:

  1. Empresas de alimentação podem distribuir Livros de Receitas através do QR Code aplicado diretamente nos rótulos de seus produtos.
  2. Empresas de eletrodomésticos podem distribuir o Manual de Instalação através do QR Code aplicado ao rótulo traseiro do equipamento. Ou seja, o manual exato do modelo do cliente será entregue, sem erros, sem dúvidas.
  3. Embalagens muito pequenas poderão informar os fatores nutricionais de produtos alimentícios, além de poder entregar muito mais informação sobre o produto para os consumidores.
  4. Manuais de automóveis podem estar associados a um QR Code, impresso em etiqueta que pode ser posicionada no porta luvas ou na lateral das portas. Mesmo que o cliente perca o manual impresso.
  5. Vários outros impressos, como detalhes de instalação de equipamentos elétricos ou eletrônicos, manuais aprofundados sobre segurança para brinquedos, dentre outros.
  6. Cardápio (menu) de restaurantes. Um restaurante pode colocar um QR Code em cada mesa e permitir que o cliente acesse todo o cardápio usando seu próprio celular. Além de economizar com impressos, o proprietário pode atualizar o cardápio instantaneamente.

Vale a pena?

A tendência do uso do QR Code só vai aumentar com as ações de retomada do novo normal. Principalmente por que o QR Code ajuda nas ações do dia-a-dia sem exigir contato com as coisas, reduzindo os vetores de contágio.

Veja abaixo o interesse medido pelo Google Trends nos últimos 5 anos. A linha azul é o termo “qr code”. E na linha vermelha é o assunto “Código QR”. Até final de 2019 o interesse era relativamente estável, mas desde o início de 2020 explodiu as buscas atingindo o pico mais recentemente.

Definitivamente o QR Code veio para ficar. E você, como vai usar o QR Code na sua vida e na sua empresa?

Experimente agora mesmo e crie seu QR Code de graça.