Midiacode

O que é Skilling, Upskilling, Reskilling e New Skilling e porque isso é importante para você!

Todos vocês estão vendo! O mundo está mudando como nunca!

Muitos dizem que o mundo está cada vez mais louco. Não vai ser eu quem vai duvidar aqui…

Nessa mudança louca, parece que sempre aparece um novo conceito que temos que aprender, mas muitas vezes é algo que já estava entre nós e só não olhávamos para ele com aquela nova lente, que novas realidades nos forçam a usar.

Independente das mudanças, sua empresa ou organização deve estar preparada para essas mudanças.

Com a pandemia, o mundo (re) descobriu que Cisnes Negros sim existem, como bem diria o professor de prospectiva Nassin Taleb! As empresas, em 2020, descobriram o quão importante é ser adaptável e estar pronto para responder a desafios imprevistos. A COVID-19 forçou muitos empregadores a fazer mudanças fundamentais na forma como funcionam para lidar com as adversidades em seus setores e cumprir as restrições impostas pela pandemia.

Skilling, reskilling, upskilling e new skilling são ingredientes essenciais para o sucesso futuro (e presente) da sua empresa ou organização!


Aqueles que tomaram medidas para garantir que sua força de trabalho tivesse as habilidades certas para responder a essas circunstâncias únicas foram os mais bem posicionados para ter sucesso.

Mas novas circunstâncias, nem tão radicais como a Covid, surgem a todo tempo e ainda existe uma mudança constante que a própria evolução da humanidade traz que nos força (ou nos condena) a continuarmos adquirindo novas habilidades o tempo todo. Em outras palavras, nos forçam a aprender por toda a vida!

Refraseando um relatório da McKinsey, “as empresas não podem ser resilientes se suas forças de trabalho não forem”: as empresas não podem ter novas habilidades para lidar com os novos desafios, se seus colaboradores não tiverem!

Tradicionalmente, as empresas detectavam mudanças em seu setor e recrutavam novos funcionários para enfrentá-las se fossem necessárias habilidades diferentes daquelas às quais a empresa já tinha acesso. No entanto, isso não é mais possível em muitos setores. O progresso está acontecendo tão rapidamente que essa abordagem significaria recontratar com muita frequência, mas até no mercado de profissionais disponíveis para trabalhar para sua empresa existe escassez de pessoas qualificadas.

as empresas não podem ser resilientes se suas forças de trabalho não forem

McKinsey


Então, o que as empresas podem fazer para se manterem relevantes nesta era de mudanças rápidas? Uma das abordagens, não somente possíveis para isso, mas mandatórias é focar no Skilling, Reskilling, Upskilling e New Skilling, tratando sua força de trabalho como flexível, em vez de apenas ver cada funcionário em uma função definida. Isso permite que você transforme sua força de trabalho sem precisar contratar ninguém, o que o coloca em uma posição melhor para enfrentar os desafios dos negócios modernos.

Para saber mais sobre Skilling, Reskilling, Upskilling e New Skilling, e como esses processos vitais podem ajudar sua organização a ter sucesso, dê uma olhada em nosso miniguia destacando as estatísticas e pesquisas mais recentes nesta área, feito com base no conteúdo da RANDSTAD.


Skilling
A escassez de habilidades é uma grande preocupação para empresas e indústrias em todo o mundo. Uma previsão da Korn Ferry alerta que, até 2030, mais de 85 milhões de empregos podem ficar vagos porque não há candidatos qualificados suficientes para aceitá-los. Isso pode gerar um custo de US$ 8,5 trilhões em receita perdida para as empresas.

O relatório Talent Trends 2020 da PwC revelou que quase três quartos (74%) dos CEOs globais estavam preocupados com a falta de disponibilidade de habilidades-chave.

Então qual é a resposta? Uma possibilidade é pegar os membros existentes de sua organização e treiná-los. Isso evita que você precise procurar especialistas e tem o bônus adicional de proporcionar aos seus funcionários um incentivo para permanecer em sua empresa para o benefício de seu desenvolvimento. No estudo da PwC, 77% das 22.000 pessoas pesquisadas disseram que estariam dispostas a aprimorar suas habilidades para se tornarem mais empregáveis.

Isso exige que você mude sua abordagem quando se trata de contratação. As empresas devem se concentrar em contratar funcionários com potencial para serem qualificados, observando qualidades como entusiasmo e capacidade de aprender. Dado que os melhores talentos provavelmente se tornarão cada vez mais escassos com o passar do tempo, essa pode ser a única solução prática.

Reskilling
À medida que a tecnologia e o cenário digital mudam, alguns empregos se tornarão menos relevantes, enquanto outros se tornarão subitamente cruciais. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, as tecnologias que terão o mais alto nível de adoção de negócios até 2025 incluem:

  • Computação em nuvem
  • Análise de big data
  • Internet das coisas e dispositivos conectados
  • Criptografia e segurança cibernética
  • Inteligência artificial

Para algumas empresas, a contratação de pessoas suficientemente qualificadas e capacitadas para atuar em áreas que só ganharam destaque nos últimos anos será um desafio.

Uma maneira de contornar isso é implementar uma política de requalificação. Se você tem funcionários talentosos trabalhando para você, mas a área de especialização deles está se tornando menos relevante, você não quer simplesmente esperar que eles se tornem obsoletos e depois contratar alguém novo. Em vez disso, você pode retreiná-los para que possa usar seu talento em outro lugar.

Se você tem uma equipe de TI trabalhando com sistemas legados que serão eliminados em breve, por exemplo, requalificá-los para se especializar em áreas como computação em nuvem e segurança cibernética preparará sua empresa para o futuro, além de apoiar seus funcionários em seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

Upskilling
Outra coisa para a qual as empresas precisam estar preparadas é a qualificação. Ao contrário da requalificação (reskilling), isso envolve treinar as pessoas, mas mantê-las nas mesmas funções, em vez de mudar fundamentalmente seus empregos.

Isso é uma necessidade por várias razões, mas é especialmente importante porque você precisará de uma equipe de gerenciamento talentosa para lidar com a necessidade de qualificação e requalificação. Identificar os funcionários com o maior potencial e oferecer a eles todo o treinamento necessário para se tornarem líderes posicionará sua empresa para o sucesso sustentável e de longo prazo.

New Skilling
Gosto de separar o desenvolvimento de novas habilidades dos itens anteriores, porque existe o NOVO! Existe o que não está ainda escrito ou preparado em apostilas e take-aways. O movimento do mercado de cada dia, o surgimento de novas tecnologias e as idas e vindas da forma como as outras pessoas lêem o mundo demandam o desenvolvimento de novas habilidades de busca e de leitura das novas realidades. Isso é também fundamental.

É necessário estar muito atentos a todas as oportunidades de novas aprendizagens e é fundamental ficar fazendo leitura de realidades a todo momento. Como as mudanças impactam as pessoas, as famílias, as empresas, as nações e a relação entre as nações? Todo líder verdadeiro anda com estas questões a rondar seu cotidiano.

Ainda bem que, com toda essa mudança também vem novas tecnologias para nos ajudar a lidar com o novo. Até porque a própria tecnologia é uma das responsáveis pela nossa dor de cabeça relacionada às necessidades de desenvolvimento de novas competências da nossa força de trabalho!

Como o MIDIACODE te ajuda nesse processo todo?

Nossa tecnologia permite que você entregue guias e take-aways de todos os treinamentos realizados pela empresa. Além disso, transformamos sua empresa em uma verdadeira LEARNING COMPANY, onde todas as coisas, todos os lugares, todas as experiências e todas as pessoas podem te dar conteúdos que te ajudam a performar em alto nível e no longo prazo.

Além de entregar os conteúdos para toda a vida (Lifelong Content) logo após cada sessão de aprendizagem, também colocamos gatilhos de aprendizagem nas coisas e locais da empresa. Assim, caso sua empresa possua uma impressora perto da sua mesa, você não vai chamar o help desk para te ajudar a instalá-la. Você mesmo vai aprender a instalação e não vai ser no processo de tentativa-erro, afinal você não tem tempo a perder. Ao invés disso, irá escanear um QR Code que está aplicado através de um adesivo, na própria impressora. E é a impressora que vai te ensinar precisamente como fazer a instalação! Assim acontecerá também com todos os outros equipamentos da empresa, da fábrica, da distribuidora, do almoxarifado, …

Na sua nova realidade como funcionário de uma learning company, o super app do Midiacode (ou o whitelabel com a marca da sua empresa) estará sempre ali ao seu lado, com todos os conteúdos relevantes para você, disponíveis no seu smartphone. Com esse take-away de todos os saberes que você desenvolveu na empresa, poderá ter um desempenho de alta qualidade, atenuando fortemente os efeitos da famigerada curva de dimuição da capacidade de aplicar o conhecimento com o passar do tempo. Afinal, se você aprende algo e não usa no seu dia-a-dia, acaba por esquecer o conhecimento que adquiriu, em sua plenitude. A menos que tenha nossa tecnologia na sua empresa!

Quer saber mais, converse com um dos nossos especialistas.